Acredita-se que a prática de um desporto baseado em um trabalho
planejado auxiliará no desempenho escolar da criança e do
adolescente, pois ela estará desenvolvendo aspectos básicos de sua
formação, que estruturarão seu desenvolvimento cognitivo,
psicomotor e afetivo, lhe proporcionado condições de se tornar uma
pessoa independente, crítica e consciente de seu papel na sociedade.
Diferentes trabalhos científicos e projetos sociais ligados ao
esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz
respeito aos adolescentes e crianças, têm um fator motivador
extremamente positivo; assim, se bem trabalhado o projeto extrapola e
muito a esfera da competição, sendo seus efeitos sentidos no dia a
dia destes jovens constituindo-se em um fator importante de inclusão
social.
No presente projeto chamado O Voleibol na escola para a construção
da cidadania e participação social, utilizaremos como ferramenta de
trabalho o Voleibol, desporto coletivo criado em 1895 nos Estados
Unidos, tendo sido amplamente difundido por diversos países entre
estes o Brasil.
Através da prática do voleibol teremos como objetivos ligados
diretamente ao praticante, o desenvolvimento físico, técnico,
tático, psicológico, moral e social. Auxiliando também, no
desenvolvimento das capacidades físicas e perceptuais envolvidas na
execução dos fundamentos, entre estes podemos destacar: a
coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a agilidade, a força, a
velocidade, a flexibilidade, a resistência cardiorespiratória, a
percepção espacial, a seleção imagem-campo, a precisão de
gestos, a orientação de respostas, o tempo de reação e a destreza
de movimentos.
Fotos do primeiro dia Projeto
Gostei muito das idéias apresentadas, sou do MS e minha escola irá trabalhar em 2014 com o proemi/jf e estamos buscando informações de quem já tem experiências.
ResponderExcluiratt,
Jairo Macedo
rhairomac@gmail.com
agradeço se alguêm me agender