O Voleibol na Escola

Acredita-se que a prática de um desporto baseado em um trabalho planejado auxiliará no desempenho escolar da criança e do adolescente, pois ela estará desenvolvendo aspectos básicos de sua formação, que estruturarão seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, lhe proporcionado condições de se tornar uma pessoa independente, crítica e consciente de seu papel na sociedade. Diferentes trabalhos científicos e projetos sociais ligados ao esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos adolescentes e crianças, têm um fator motivador extremamente positivo; assim, se bem trabalhado o projeto extrapola e muito a esfera da competição, sendo seus efeitos sentidos no dia a dia destes jovens constituindo-se em um fator importante de inclusão social.
No presente projeto chamado O Voleibol na escola para a construção da cidadania e participação social, utilizaremos como ferramenta de trabalho o Voleibol, desporto coletivo criado em 1895 nos Estados Unidos, tendo sido amplamente difundido por diversos países entre estes o Brasil.
Através da prática do voleibol teremos como objetivos ligados diretamente ao praticante, o desenvolvimento físico, técnico, tático, psicológico, moral e social. Auxiliando também, no desenvolvimento das capacidades físicas e perceptuais envolvidas na execução dos fundamentos, entre estes podemos destacar: a coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, a flexibilidade, a resistência cardiorespiratória, a percepção espacial, a seleção imagem-campo, a precisão de gestos, a orientação de respostas, o tempo de reação e a destreza de movimentos.

Fotos do primeiro dia Projeto






Um comentário:

  1. Gostei muito das idéias apresentadas, sou do MS e minha escola irá trabalhar em 2014 com o proemi/jf e estamos buscando informações de quem já tem experiências.

    att,
    Jairo Macedo
    rhairomac@gmail.com

    agradeço se alguêm me agender

    ResponderExcluir