Blog e Plataforma

O Projeto de Blog

Justificativa:
Nos dias atuais não é exagero dizer que a máxima: "vale o escrito", está sendo substituido por: "vale o que é divulgado", ou "publicado", ou "fotografado", ou "filmado". Como o senso de existência ou de ser tivesse atrelado a sua devida divulgação. Devido os avanços das tecnologias da informação e comunicação está sendo legitimado o ser ou o existir pela sua divugação/publicação. E a World Wide Web que significa em português "rede de alcance mundial", mais comumente conhecida como www ou simplemente web é o canal de divulgação e publicação mais avançado e acessível da atualidade. Então, para existir ou ser tem que está na web. Para não ser tão radical, digamos assim: "se tiver na web está divulgado" ou "se tiver na web não está escondido, está acessível". As empresas criaram hipertextos, que são hoje o que chamamos de sites para monstrar a sua existência ou melhor divulgar seus produtos a âmbito, agora, mundial. Que maravilha! E as pessoas? Que querem também se divugarem/socializarem: suas ideias, seus projetos, seus gostos, encontar outras pessoas, etc. Depois sugiram a redes sociais que permitiram a divulgação/socialização individual. E a escola onde entra nisso? Ou fica fora de tudo isso? Será que daria para escola ficar fora de tudo isso? Como se você alheia a essa sociedade da informação! Segundo Pozo, 2001, "as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que, seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização (literária,  gráfica,  informática,  científica,  etc.)". Portanto, a escola como a instituição educadora, alfabetizadora da sociedade é que não pode ficar fora desse cibercultura. Obviamente, se a escola acompanhar os avanços informacionais da sociedade, ela poderá continuar a prestar os seus serviços formativos para os membros da nossa sociedade.
O blog é uma forma sistemica simples e interativa de hipertextos, hiperlinks, ciberespaço que pode ser facilmente utilizada por professores  e alunos como vies para divulgação de todas as atividades ocorridas na escola. Um canal na web que alimente a relação escola-sociedade, que a escola divulgue o que realiza, mas a sociedade interaja, ou seja, acesse a escola e opini, participando assim da vida escolar e da construção da Proposta Pedagógica da Escola


Objetivos geral:

Viabilizar a intereção escola-sociedade.

Objetivos específicos:
  • Construir um blog para escola Ministro Alcides Carneiro;
  • Motivar os professores que tenham projetos no Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi a publicar todos as ações de seus projetos;  
  • Divulgar as ações/eventos pedagógicos para sociedade;
  •  Motivar os alunos, juntamente com os professores, a alimentares o blog com atividades pedagógicas no intuito de trabalhar a autômia do aluno;
  • Facilitar o acesso a comunidade escolar de serviços administrativos e ações pedagógicas da escola. 
 
Metodologia:
As  atividades envolverá professores e/ou alunos das turmas de Ensino Médio Regular no Laboratório de Informática da Escola postando as atividades realizadas do Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi no blog da escola.


Meta:
Alcançar todos os professores, juntamente com seus alunos, envolvidos em seus respectivos Projetos do Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi. Postando textos, fotos, vídeos, conteúdos, artigos, orientações, etc, no blog da escola, criando, assim, uma página para cada professor envolvido.


Cronograma:
  • Agosto/2012 - Criar o blog, suas estruturas, páginas, etc;
  • Set., Out. e Nov./2012 - Alimentar o blog com fotos, textos, vídeos, etc, das atividades dos projetos dos professores da escola envolvidos com o Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi.
  • Dez/2012 - Avaliação com os professores envolvidos no ProEmi.

Um comentário:

  1. Olá Profº Gilberto S. Júnior, gostaria de saber se deu a implantação do seu projeto. Sou professora do ensino médio e tenho interesse nas informações relativas ao ProEMI.
    Abraços,
    Alda Cristiane B. Gonçalves

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