segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ensino Médio Inovador-ProEmi

O Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação–PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas Escolas de Ensino Médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

Na Escola Ministro Alcides Carneiro:

Desde o final do 2º Semestre do ano de 2011 os professores da Escola Ministro Alcides Carneiro iniciaram o planejamento para o  Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI na escola, sendo dado ênfase no Planejamento Anual na 1ª quinzena de Abril desse ano. A chegada do recurso se deu no mês de Agosto. Nesse mesmo mês o Programa, na escola, sofreu alguns ajustes devido a orientações técnicas em reuniões em eventos realizados pela Seduc.
Reunião de Formação do Trio Gestor do ProEmi/PJF no Hotel Sagres
 
O Programa começou a ser implementado em Setembro desse ano e terá duração de 3 anos na nossa escola. 

O Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI/Projeto Jovem de Futuro-PJF implicam em ações para uma restruturação curricular do Ensino Médio, é um investimento em recursos, eventos, espaços pedagógicos, palestras educativas de diversos profissionais, visitas em ambientes formadores, etc, que promovam essa restruturação curricular no sentido de viabilizar a melhoria da qualidade no processo de ensino-aprendizagem que envolve os alunos e professores do Ensino Médio Regular da nossa escola, consonantes as transformações da sociedade contemporânea e do mercado de trabalho. O objetivo, portanto, é a elevação do desempenho escolar dos alunos. 

Reunião de Formação do Trio Gestor do ProEmi/PJF no Crowne Plaza Hoteis

Os responsáveis diretos e envolvidos na execução do Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi na escola são: A coordenadora do ProEmi Prof(a) Heloisa Helena Santos, acnica Ana Lúcia Monteiro, Vice-diretor Gilberto Santos, Diretora Maria Auxiliadora Alves e o Coordenador do Conselho Escolar Adilson Furtado. Para viabilização dos projetos dos professores a Escola Ministro Alcides Carneiro buscou parcerias com a Faculdade Ypiranga, SESI do Coqueiro e NTE Ananin.
 
Projetos dos professores da escola para ser implementado pelo ProEmi esse ano de 2012 são no total de 11. São eles:
  
*Essa página têm guias que falam especificamente de cada projeto de professores envolvidos no ProEMI*
 

Um comentário:

  1. Parabéns a toda equipe da escola pelo empenho e por criar novas oportunidades de enxergar o mundo aos seus alunos!

    ResponderExcluir